A escuta de sentimentos e emoções como ferramenta de ajuda e autoconhecimento. Apresentação do Programa Estação Amizade no Podcast Saúde em Jogo. Setembro de 2024. https://www.youtube.com/live/Al-uV1lYH2E
*
FORMAÇÃO DE MULTIPLICADORES
Multiplicadores do Minicurso Saber Ouvir na EE-PEI Deputado. Antônio Moreira Coelho, em São Vicente.
7 de outubro de 2024: "Quando chegamos na escola, esse grupo já havia treinado a apresentação e prontos para multiplicar a ação nas outras turmas. Grato ao professor Paulo pelo convite; e Helena pela prontidão em organizar a equipe. Fiquei de braços cruzados, só observando e muito feliz"!!! (Dalmo Duque, autor do livro Estação Amizade)
EIXOS NORTEADORES
SAÚDE MENTAL, EDUCAÇÃO EMOCIONAL E VALORIZAÇÃO DA VIDA
I. O advento da sociedade digital trouxe à tona um antigo e poderoso obstáculo para o ensino e a educação: as doenças mentais. Os distúrbios emocionais propagaram-se em velocidade espantosa nas duas últimas décadas, causando sofrimento, danos psíquicos e morte precoce de jovens e adultos.
II. As escolas têm hoje na base curricular ótimas ferramentas para reverter esse cenário e reconduzir os alunos e educadores para uma vida plena de aprendizagem, produtividade e saúde mental.
III. O sofrimento psíquico pode e precisa ser aliviado no dia a dia do convívio escolar de forma humana e compreensiva.
IV. A oferta de apoio deve fazem parte dos planejamentos de ensino como estratégias permanentes de proteção socio emocional, convívio e melhoria do desempenho escolar.
V. Aproximação. Aceitação. Compreensão e Respeito são os quatro pilares e eixos da educação socioemocional. Saber ouvir é a mais próxima e acessível ferramenta de ajuda e acolhimento.
O PROGRAMA
O Programa ESTAÇÃO AMIZADE é uma ação voluntária de educação socioemocional e prevenção do suicídio para jovens e adolescentes, gratuita e sem fins lucrativos.
É um programa simples e pode ser aplicado em reuniões de uma hora, semanalmente ou quinzenalmente por meio de temas reflexivos, com regras claras de convívio e aprendizagem. Os próprio alunos atuam como multiplicadores.
O ponto inicial é dos encontros é Minicurso Saber Ouvir, inspirado no CVV- Centro de Valorização da Vida, seguido dos encontros temáticos de verbalização de sentimentos.
O programa recebeu o selo “Boas Práticas”, da Seduc SP e vem sendo ofertado e realizado desde 2016 nas escolas. Foi apresentado para 8 mil professores da rede estadual paulista um evento do Setembro Amarelo em 2021. Também foi aplicado remotamente para cerca de 500 alunos da Seduc Goiás entre 2020 e 2022.
REFERÊNCIAS IMPORTANTES
Entrevista no Centro de Mídias da SEDUC-SP. Youtube.
CONVIVA SEDUC-SP
Estação Amizade foi apresentado pelos aprendizes do CAMP Rio Branco de São Vicente no X Simpósio Internacional de Prevenção do Suicídio, em 2019, organizado pelo CVV-Centro de Valorização da Vida.
Em 2020 tornou-se referência educacional da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo -SEDUC SP por meio do CONVIVA em documento orientador (ver video abaixo) que trata da medidas protetivas de acolhimento escolar.
ESTAÇÃO AMIZADE NO CONVIVA-SEDUC SP
O Programa Estação Amizade e o Minicurso Saber Ouvir tem como inspiração o CVV- Centro de Valorização da Vida, que foi fundado em São Paulo em 1962 por um grupo de 17 jovens dispostos e empenhados a combater o suicídio. Por sua vez, o CVV também se inspirou nos Samaritanos, um grupo de escuta fraterna e voluntária fundado em Londres em 1953. No início dos anos 1960 apareceram na Europa diversos outros grupos semelhantes: na França (SOS L’Amitie) e Itália (Telefono Amico) são exemplos históricos, todos realizados por voluntários.
No Brasil os voluntários do CVV atendem de forma presencial nos postos físicos, pela internet e principalmente pelo telefone 188 gratuito. Além disso, quando solicitada, a ONG possui suas ações comunitárias, que estende o atendimento para diversos segmentos sociais como estabelecimentos públicos e privados diversos e instituições humanitárias.
OUVIR É POSSÍVEL E SIMPLES
Vivemos numa sociedade que não tem o hábito da escuta. Falamos muito e ouvimos pouco ou quase nada. Somos ansiosos e impacientes, porque pensamos muito e reprimimos os nossos sentimentos e emoções. Assim, não conseguimos compreender uns aos outros. Como dizia um dos fundadores do CVV, "Somos uma sociedade de surdos”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário